A drenagem linfática é um método de massagem corporal especificamente desenvolvido para auxiliar no funcionamento de nosso sistema linfático.
O sistema linfático é parte do nosso sistema circulatório. Ele atua recolhendo resíduos de nossos tecidos e células, tendo um papel importante em nossa capacidade de defesa e imunidade.
Bactérias, células mortas, água em excesso e outros resíduos são recolhidos pela linfa, o líquido que circula no sistema linfático. Da linfa, são transferidos para o sangue, que será filtrado pelos rins, que por sua vez eliminarão os resíduos através da urina.
Nódulos linfáticos, que também fazem parte do sistema, possuem células poderosas no combate a infecções e inflamações, lutando contra bactérias, vírus e outros organismos e substâncias indesejáveis.
Às vezes, doenças ou traumatismos podem comprometer o bom funcionamento do sistema – a linfa se acumula e os resíduos não são retirados. Resultado: inchaço, dor, inflamação, mal estar.
O método consiste na ativação da drenagem de líquido intersticial através de fendas ou aberturas microscópicas nos tecidos (canais pré-linfáticos) e de linfa através dos vasos linfáticos.
Na Drenagem linfática manual as manobras são suaves e superficiais, não necessitando comprimir os músculos, mas sim uma corrente de líquido que está dentro de um vaso linfático em nível superficial e acima da aponeurose, a pressão da mão sobre o corpo de ser em torno de 40 mm/hg.
Massagem com pressões suaves ao longo de todo o corpo, com ação direta na circulação linfática e venosa estimulando as defesas imunitárias, ajuda na eliminação de toxinas. Ideal em pós-cirurgias, parto, stress, retenção de líquidos e problemas circulatórios. Extremamente eficaz no acompanhamento de programas de adelgaçamento e anti-celulíticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário